Relatório anual

 Relatório das actividades do ano lectivo de 2010
 Índice
 Introdução 3
 1.1.1 Efectivos 5
 O corpo dos Formadores 5
 1.1.2 Decurso das actividades lectivas 6
 1.1.3 As práticas Pedagógicas 6
 1.1.4 Aproveitamento Pedagógico 7
 1.1.5 Acções do programa de combate e prevenção do HIV/SIDA e Outras ITSs 7
 1.2 Sector Pedagógico de Formação em exercício 8
 1.3 Sector do Internato 10
 1.4 Sector de Administração Finanças e Secretaria 12
 1.4.1 Fundo de Funcionamento 12
 1.4.2 FASE 12
 1.4.3 Salários e Remonerações 13
 1.4.4 Fundo Interno 13
 2. Constrangimentos 14
3. Sugestões 15

Introdução

 O presente relatório visa dar conhecer as principais actividades desenvolvidas no IFP de Marrere durante o ano lectivo de 2010 no âmbito do cumprimento das linhas directrizes do plano anual da Instituição e das orientações do Ministério da Educação, obedecendo a sequência a seguir.

1. Aspectos organizacionais.
 As actividades de preparação do ano lectivo foram antecedidas pelas acções da preparação e inscrição de 4175 candidatos para os exames de admissão, tendo sido apurados 1256 dos quais 426 distribuídos pelas outras províncias e 830 matriculados no Instituto dos quais 60 vindos de outras províncias. A inscrição aos exames de admissão para o Curso de Formação de Professores do Ensino Básico foi através de preenchimento e apresentação de seguintes documentos:
 • Boletim de inscrição devidamente preenchido;
 • Certificado de Habilitações Literárias (fotocópia autenticada);
 • Bilhete de Identidade (fotocópia autenticada);
• E a realização de exames de candidatura em Janeiro de 2010, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Entrevista no Instituto de Formação de Professores de Marrere e em alguns Distritos satélites. Os exames foram elaborados a nível central e todo o processo teve a supervisão dos técnicos da DPEC e MEC.
1.1 Sector Pedagógico de Formação Inicial

 Neste sector ainda foram realizadas as actividades a seguir:
 • Correcção dos exames de admissão, tendo sido apurados um total de 1256 candidatos, sendo 426 do curso regular distribuídos pelos IFP´s das Províncias, 830 a frequentar o curso nesta Instituição, dos quais 44 do curso de Inglês com apenas 3 mulheres e 786 do curso regular dos quais 364 são mulheres;
• Formação de turmas dos formandos inscritos;
• Elaboração do horário geral;
• Preparação das condições físicas do IFP que culminou com abertura do ano lectivo Escolar.
• Formação de turmas ao nível interno (15 turmas), sendo: 14 do curso regular e 1 do curso de inglês;
• Elaboração do horário geral das aulas e práticas pedagógicas;
• Dosificação dos programas de ensino ao nível dos departamentos e áreas disciplinares;
• Formação da direcção das turmas e chefes de Departamentos;
• Ministração das aulas e práticas pedagógicas – 8 de Fevereiro 2010;
• Levantamento de 9 escolas primárias para as práticas pedagógicas;
• Distribuição dos formandos por 9 escolas primárias para a realização das práticas pedagógicas;
• Supervisão das práticas pedagógicas;
• Levantamento de 3 de Março 2010;
• Organização das pastas ao nível dos departamentos e áreas disciplinares;
• Assistência mútua das aulas;
• Elaboração e organização das actas dos encontros dos grupos de disciplinas;
• Realização das avaliações;
• Elaboração de propostas de exames;
• Realização de reuniões gerais;
• Preenchimento de livro de turmas;
• Distribuição de cadernetas;
• Capacitação de 15 formadores, 37 trabalhadores e 27 Formandos de educadores de pares em matéria de Género e HIV/SIDA em parceria com a Pathfinder e incentivação dos formadores, funcionários não docentes e formandos na realização de testagem em saúde.

1.1.1 Efectivos
 As aulas iniciaram praticamente no dia 08 de Fevereiro com seguintes efectivos Ano do Curso H M HM Nº turmas 10ª+1 Diurno Regular 425 361 786 14 Inglês 41 3 44 1 Total 466 364 830 15 Dos 830 formandos matriculados, apenas 225 foram internos e os restantes de regime externo. Deste efectivo foram constituídas 15 turmas sendo 14 turmas para o curso regular e 1 turma para o curso de inglês. Além destes formandos que receberam formação no Instituto, 426 formandos foram distribuídos para outras províncias no âmbito da unidade nacional. O corpo dos Formadores Formadores H M HM Licenciados 26 8 34 Bacharéis 4 0 4 Médios 4 1 5 Total 34 9 43 O Instituto teve inicialmente 33 funcionários dos quais seis mulheres, destes, seis funcionários receberam a sua reforma. A direcção do Instituto é composta por seis membros.

1.1.2 Decurso das actividades lectivas

 O decurso das aulas iniciou no dia 8 de Fevereiro de 2010 e decorreu em 2 turnos, manhã e tarde. Ao longo das aulas foram realizadas as ACS, ACP e AF para cadeiras sem exame nomeadamente, assim como a avaliação de trabalhos de pesquisa em grupos, trabalhos práticos e seminários. Portanto, de uma maneira geral os formadores cumpriram com as suas obrigações profissionais, apresentando-se com assiduidade ao trabalho conforme as exigências que lhes foram colocados. Metodologias e estratégias usadas durante as aulas Os grupos pautaram por fazer aulas participativas aplicando métodos activos. Os docentes preparavam e apresentavam os temas, criavam uma situação de discussão e debate moderando-o. Algumas vezes os temas eram preparados pelos formandos antecipadamente para posteriormente apresentarem em sessão plenária, sob moderação do docente na estratégia de todos participarem.

1.1.3 As práticas Pedagógicas
As práticas pedagógicas foram realizadas em nove escolas diferentes da Cidade onde por dia participavam quatro turmas, acompanhadas pelos formadores das metodologias de ensino de todas as cadeiras do Curso. Durante as Práticas Pedagógicas foram realizadas as seguintes actividades:
• Familiarização com ambiente escolar e a comunidade pedagógica através de troca de ideias e levantamento geral de dados administrativos em termos de recursos humanos e organização da Escola.
• Desencadeamento de desenvolvimento de habilidades profissionais mediante a interacção com a comunidade pedagógica, com as crianças e o meio envolvente.
• Obtenção de informação acerca de documentos normativos do trabalho na escola centrado no uso do livro de turma e os regulamentos de disciplina laboral da instituição.
• Assistência de aulas para a sua valorização mediante o uso dos conhecimentos adquiridos.
• Identificação de possíveis fontes de problemas do dia-a-dia na sala de aulas e da Escola.
• Os Formandos foram avaliados na base de uma ficha de práticas pedagógica preenchida pelo Professor/Orientador e de um relatório onde descreve as experiências alcançadas. Para o alcance destas actividades foram criados instrumentos orientadores (fichas de observação de aulas) e estudo do regulamento das práticas pedagógicas que permitiram uma correcta orientação do Formando.
1.1.4 Aproveitamento Pedagógico
Tipo do curso Form.3/3 Desistentes Falecidos Chegados ao Fim Situação positiva Graduados % Positiva H M HM H M HM H M HM H M HM H M HM H M HM H M HM Regular Manhã 208 180 388 1 0 1 0 2 2 207 178 385 201 172 373 201 172 373 52 45 97 Tarde 217 182 399 0 0 0 0 2 2 217 180 397 211 174 385 211 174 385 53 44 97 Subtotal 425 362 786 1 0 1 0 4 4 424 358 782 412 346 758 412 346 758 53 44 97 Inglês Manhã 41 3 44 0 0 0 1 0 1 40 3 43 36 3 39 36 3 39 84 7 91 Total Geral 466 364 830 1 0 1 1 4 5 464 361 825 448 349 797 448 349 797 54 42 96
O aproveitamento pedagógico do ano lectivo 2010 foi positivo na ordem de 96%, havendo um decréscimo de 1,6% de rendimento em relação ao ano de 2009, devido exclusão 17 formandos aos exames finais e a reprovação de 11 formandos nos exames, totalizando 28 formandos que não conseguiram alcançar os objectivos da formação.

1.1.5 Acções do programa de combate e prevenção do HIV/SIDA e Outras ITSs

 No âmbito do programa de combate e prevenção do HIV/SIDA no sector da educação, iniciou no Instituto de Formação de Professores de Marrere uma série de actividades que visavam à sensibilização e o combate deste mal, tendo sido formado um grupo de formadores que fazem parte do núcleo do IFP. O Instituto através dos activistas do núcleo de aconselhamento capacitado levou a cabo actividades de combate e prevenção do HIVSIDA e outras ITSs, caracterizado primeiro pela formação de formandos para Educadores de Pares e dos Funcionários não docentes da Instituição. Seguidamente, as palestras protagonizadas pelos respectivos activistas e os Educadores de Pares. As palestras eram precedidas por actividades desportivas, culturais e concentrações matinais. Estas acções realizadas foram acompanhadas com a distribuição de preservativos que a PSI fornecia, e culminou com o programa de Aconselhamento e Testagem em Saúde (ATS), realizado em parceria com a Organização Pathfinder e a PSI JEITO, que teve três fases em datas distintas. Pela apreciação e análise dos participantes nos programas e pelo estudo feito pelo núcleo do Instituto, mostrou que houve um desempenho positivo concluído pela mudança de comportamento de todos envolvidos. A Formação dos Formadores O Ministério de Educação através de uma equipe coordenadora do programa de prevenção e combate ao HIV/SIDA capacitou no mês de Março um grupo de quinze (15) formadores do IFP de Marrere conjuntamente com os de IFP de Nampula. A formação e capacitação foram feitas no IFP de Nampula num período de uma semana. Foram abordados vários temas relacionados ao HIV/SIDA, fim desta, criavam-se os núcleos de activistas dos dois institutos. Debruçando-se em relação aos núcleos de activistas de Marrere, foram continuando com as actividades recomendadas pela equipe nacional chefiada pela coordenadora do programa Professora Laura Gomes. Colectivo do Núcleo de Activistas do IFP de Marrere O núcleo de activista de Marrere para além dos 15 formadores capacitados é coordenado por uma equipa de três formadores. Esta equipa é responsável pela organização das actividades de prevenção e combate ao HIV/SIDA no Instituto. Metodologia Usada Nesta capacitação, utilizaram-se debates, discussão, demonstração em data show, trabalhos em grupos. Actividades dos Educadores de Pares Os Educadores de Pares a pois a capacitação iniciaram com actividades de disseminação das mensagens em salas de aulas, concentrações, internato. Através de palestras, projecção de vídeos, convívios musicais e o desporto são as forma que estes introduziam os conteúdos relacionados a Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente e o HIV/SIDA. Estes tiveram como recomendação, envolver pelo menos cinco colegas por dias lectivos, em suas campanhas de sensibilização. O IFP de Marrere através do núcleo de combate ao HIV/SIDA recebeu para as actividades de prevenção e educação em matérias de Saúde Sexual e Reprodutiva e o HIV/SIDA equipamento auxiliar abaixo discriminado: Material Quantidade Colunas de Aparelhagem DVD Televisor Brochuras educativas Cartazes “como evitar gravidez” Preservativos masculinos Preservativos femininos Capulanas Dispensórios 2 1 1 4080 45 8200 325 35 2 1.2 Sector Pedagógico de Formação em exercício Sector Pedagógico de Formação em Exercício tem sido a área vocacionda à formação contínua e em exercício de professores e gestores de escolas cujo objectivo é actualizar e elevar o nível de formação profissional da população álvo. O sector para fazer cumprir com a suas tarefas com eficácia e eficiência o encontra-se organizado em 4 departamentos a conhecer: 1. Departamento de Gestão; 2. Departamento de Ensino à Distância; 3. Departamento de Unidade e Pesquisa e 4. Departamento de Desenvolvimento Profissional Continua. No ano lectivo de 2010, o sector em coordenação com os departamentos acima citados planificou as seguintes actividades:
  Planificação das actividades de cada departamento;
 Capacitação de 30 tutores em matéria de gestão pedagógica e administrativa dos Núcleos Pedagógicos;  Emissão de certificados de cursistas que concluem o Curso Médio de Ensino à Distância;
  Visita às escolas;
 Visitas ao NUFORPE do IFP de Nampula;
 Três visitas aos Núcleos Pedagógicos;
  Abertura de 7 novos Núcleos Pedagógicos;
 Visita de troca de experiências com o NUFORPE do IFP Alberto Joaquim Chipande em Cabo Delgado;  Reprodução de módulos de ensino à distância;
 Reprodução de Pós-Avaliações e respectivas chaves de correcção;
 Distribuição de módulos nos Distritos da àrea de jurisdição;
 Capacitação de 420 Professores em matéria de Ensino Centrado na Criança;
 Capacitação de 420 Gestores de Escolas em matéria de Gestão e Administração de Escolas;
 Capacitação de professores em matéria do Curriculo Local;
 Reformulação do módulo de Língua Portuguesa;  Continuação na elaboração de módulo de Ciências Naturais e
 Aquisição de uma máquina risográfica, alguns cacifos, material audio-visual, computadores portácteis e de mesa, papel A4 e A3 e outros materiais de expediente para responder as exigências do NUFORPE Destas actividades planificadas, foram realizadas com sucesso as seguintes:
 Planificação das actividades de cada departamento;
 Matricula de 261 cursistas do nível Médio Ensino à Distância;
 Emissão de 61 certificados dos cursistas do curso médio de Ensino à Distância;
 Capacitação de 347 Professores do Ensino Básico em matéria de Ensino Centrado na Criança
 Capacitação de 271 gestores de escolas e técnicos distritais;
 Preparação e reprodução de material para capacitação Tutores;
 Capacitação de 28 tutores dos quais 15 no activo, 13 suplentes e 6 formadores, em matéria de Gestão Pedagógica e Administrativa dos Núcleos Pedagógicos;
 Uma visita de troca de experiências com o NUFORPE do IFP de Nampula;
 Uma visita a todos os Núcleos Pedagógicos da área de jurisdição do IFP de Marrere;
 Abertura de 5 novos Núcleos Pedagógicos nomeadamente: Escola Secundária de Mirrote Distrito de Eráti, EPC de Muecate-Sede, EPCs de Corrane e Namialo ambos em Meconta e EPC de Nacher no distrito de Nacarôa;
 Certificação de 74 cursistas dos quais 25 senhoras;
 Reprodução de 7.867 módulos de diferentes disciplinas para Ensino à Distância;
 Reprodução de 420 módulos de Gestão e Aministração Escolar;
 Reprodução de fichas de acompanhamento de cursistas;
 Reprodução de Pós-Avaliações e respectivas chaves de correcção;
 Distribuição de 11.740 módulos de formação em exercício nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Gestão, Ciências Integradas, Sociologia e Ensino Centrado na Criança nos Distritos da àrea de jurisdição;
 Distribuição de 58 lençois ao Centro de Recursos de Angoche;
1.3 Sector do Internato
O Internato do IFP de Marrere possui a capacidade de albergar 200 formandos, sendo 106 mulheres e 94 homens. Durante o ano lectivo 2010, encontrava-se alojados no Internato o mesmo número de formandos, dos quais 59 foram provenientes de outras províncias do nosso país e 141 provenientes de vários distritos da província de Nampula, distribuídos em 17 camaratas, 10 para o pavilhão feminino e sete para o pavilhão masculino; com uma média de 8, 12 a 14 ocupantes cada camarata, segundo a sua capacidade. Na estruturação do Internato, foram obedecidos os critérios preconizados no Regulamento Interno, que foi por um voto secreto pela comunidade dos formandos em função do manifesto eleitoral, isso para permitir uma gestão participativa do Internato e o chefe geral saido dessas eleições, foi empossado pelo Senhor Director do Instituto, numa concentração geral e na presença de todos os formandos e formadores, assim, o Internato está estruturado da seguinte maneira: Um director adjunto para Internato, o chefe geral dos formandos com seu adjunto e os chefes das secções: produção e manutenção, saúde e higiene, cozinha e refeitório, assuntos sociais e aconselhamento, efectivo, desporto, cultura e recreação, informação e comunicação, meio-ambiente e ligação Internato-comunidade. A vida diária e social dos formandos foi acompanhada pela direcção acima referida, em colaboração com os formadores envolvidos nas diferentes secções do Internato. Actividades desenvolvidas A preparação do ano lectivo escolar 2010 foi antecedida pelas várias actividades, tais como: Limpeza e manutenção do Internato; Reposição de lâmpadas nos quartos e corredores; Elaboração dos horários do Internato; Reajuste do Regulamento Interno; Criação das condições de alojamento dos formandos; Recepção e enquadramento dos formandos na vida do Internato; Organização dos formandos nas camaratas por turmas; Organização dos formandos no refeitório por turmas e mesas; Registo de cadastro de cada formando; Estudo do Regulamento Interno, Criação e formação de educadores de pares; Estudo obrigatório; Noites científicas e de assembleia; Distribuição e limpeza nas áreas de responsabilidade. Para além dessas actividades, também decorreram ao longo do ano as seguintes: Doação de sangue; Aconselhamento e Testagem em Saúde; Intercâmbios desportivos e culturais entre turmas, clubes dos bairros da cidade de Nampula, Escola Secundária da Ilha de Moçambique, Instituto de Ciências de Saúde, Instituto de Formação de Professores de Nampula e participamos na fase provincial de preparação de jogos para o Ensino Médio e Superior, em que fomos vencedores; Palestras orientadas pelas várias personalidades da cidade de Nampula, versando temas científicos, culturais e o historial da Luta de Libertação Nacional; Pulverização do Internato; Campanhas de limpeza e saneamento do meio; De salientar que, as orientações dadas nas concentrações matinais e vespertinas, serviram para sensibilização dos formandos para a prática consciente das actividades, aspectos da ética moral, do patriotismo e da Unidade Nacional. Em dias feriados ou em dias de grandes eventos da cidade de Nampula, os formandos acompanhados pela Direcção, formadores e trabalhadores, participaram a partir das concentrações, desfile e deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos até aos comícios. No que diz respeito ao núcleo de prevenção e combate ao HIV/SIDA, o Instituto em parceria com a Pathfind formou todos formadores, formandos e trabalhadores em matérias de prevenção e combate ao HIV/SIDA, para além das feiras de aconselhamento e testagem em saúde promovidas no Instituto. Sobre as relações Internato com comunidade circunvizinha e outras Instituições, temos a afirmar que tevemos boas relações, dado que não houve casos que criaram constrangimento na nossa convivência. Em suma, podemos afirmar que o Internato do IFP de Marrere, durante 2010, foi um autêntico Centro de convivência, de consolidação da Unidade Nacional e do desenvolvimento de autoestima no seio dos formandos, formadores e comunidade circunvizinha.
 1.4 Sector de Administração Finanças e Secretaria

1.4.1 Fundo de Funcionamento Para o ano lectivo de 2010
o IFP de Marrere, foi colocado um fundo global de 4.100.000 (Quatro milhões e cem mil meticais), após a retirada de décimo retido, ficou com o disponível de 3.690.000 (Três milhões seiscentos e noventa mil meticais), correspondente a um duodécimo mensal de 307.500 (Trezentos e sete mil quinhentos meticais). Do fundo alocado, foi recebido até o mês de Setembro um total de 2.767.500 (Dois milhões, setecentos sessenta e sete mil e quinhentos meticais), isto é, 75% de execução. Relativamente ao ano passado, tivemos 16,66% a mais na execução. Ano Valor Global Disponível Gasto Saldo Grau de Execução 2009 4.100.000 3.690.000 2.152.500 1.537.500 58,34 2010 4.100.000 3.690.000 2.767.500 922.500 75% 1.4.2 FASE No concernente à FASE (Fundo de Apoio de Sector de Educação), o IFP de Marrere, foi alocado pelo MEC no ano de 2010, 8.080.030 (Oito malhões, oitenta mil e trinta meticais). Este valor foi distribuído ainda pelo MEC nas seguintes rubricas: 1112002 MEC 2008-015 Ajudas de custo 2.424.040 121008 MEC 2008-015 Outros bens 4.040.060 212100 MEC 2008-015 Equipamento e maquinaria 1.616.030 Total …………………………………………………………………… 8.080.030 Deste valor alocado foi disponibilizado para o IFP de Marrere, via Direcção Provincial de Educação e Cultura de Nampula, foi gasto na totalidade. Relativamente ao valor do mesmo fundo alocado no ano passado, houve um aumento em 71,34%. Ano Valor Alocado Valor gasto 2009 4.716.000 3.690.000 2010 8.080.030 8.080.030 De salientar que este fundo melhorou significativamente o funcionamento da instituição, pois adquirimos em quantidades suficientes, o material para o funcionamento pleno dos diferentes sectores da instituição. 1.4.3 Salários e Remonerações Todos os funcionários do IFP de Marrere que receberam pelo orçamento do estado, já auferiram até o 13º vencimentos. De Janeiro até os 13º vencimentos, o Instituto desembolsou do cofre do estado 10.036.566,22 (Dez milhões trinta e seis mil e quinhentos e sessenta e seis meticais e vinte e dois centavos).

1.4.4 Fundo Interno Para o ano lectivo de 2010

 o Instituto de Formação de Professores de Marrere, arrecadou 1.410.840 (Um milhão quatrocentos e dez mil, oitocentos e quarenta meticais), valor este, proveniente de:
 Inscrições ……………………………………………………600.750,00
 Matrículas …………………………………………………....248.000,00
 Internamento ………………………………………………...224.000,00
 Venda de bolsos ……………………………………………. 8.090,00
 Emissão de certificados e diplomas ………………………330.000,00 Deste fundo já foi gasto ficando com um saldo positivo de 85000,00MT.

1.4.4.1 Produção Ecolar

No tocante a produção escolar, na campanha 2009 a 2010, o IFP-Marrere, produziu os seguintes produtos, que deram um reforço na dieta no Centro Internato. Dados de produção agrícola Nº de Ordem Produto Quantidade Observações 01 Milho 1.889 02 Feijão-cute 1.554,5 03 Cebola 190 04 Tomate 103 05 Batata-Reno ----------- 06 Repolho 10,5 07 Alface 77,5 08 Couve 97,5 09 Papaia 104,5 10 Ata 36 11 Toranja e Limão 23 Dados de criação animal e criação de frangos Lote Quantidade Observações 1º 1.050 2º 1.000 3º 500 Total ………… 2.550 Criação de gado Tipo de gado Quantidades Observações Caprino 16 Ovino 12 Total …………………… 28
Organização e Funcionamento da Secretaria do IFP de Marrere O registo Académico é a parte integrante, complementar e indispensável na reforma em curso nos exames e certificação no nosso país. Este é feito neste sector em duas formas, a saber: Registo Académico Manual (Tradicional); Registo Académico Informatizado (Moderno), iniciado no ano de 2008; O registo Académico Manual (Tradicional), é constituído de seguintes documentos:
 Boletim de Matricula;
 Livros de turmas;
 Livros de Matriculas (Frequência);
 Caderneta do professor;
 Mapa de Aproveitamento dos alunos;
 Livros de termos de exames;
 Processo individual do aluno (Boletim de Matricula, Certidão de Nascimento, Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade) Dados estes que facilitam à: Identificação; Ter dados biográficos; Resultados finais durante todo o processo educativo. Os processos individuais dos alunos (Formandos) estão organizados em números de ordem e letra alfabética e turmas. Serviço que deparou com grandes dificuldades, por causa dos alunos provenientes de outras províncias, sem respectivos processos individuais. Processos Individuais dos Funcionários Para os funcionários desta instituição é de louvá-los pela organização em 84%, ficando por tratar os processos individuais apenas para 13 novos funcionários correspondentes a 16%. Dos oitenta funcionários, trinta e um realizam trabalhos burocráticos, destes sete aguardam a aposentação, os restantes quarenta e três são formadores.

 2. Constrangimentos
• O não desembolso completo do fundo permanente cria dificuldades no funcionamento pleno da instituição. • Falta de transporte para o Lar de estudantes, NUFORPE e para recolha de Formadores e Funcionários. • Falta de alguns livros na biblioteca tais como: Pedagogia e Psicologia, Educação Moral e Cívica, Organização e Gestão Escolar, Didáctica Geral, História e Geografia.

3. Sugestões

Para o bom funcionamento dos sectores e o pleno cumprimento das metas traçadas é imperioso que o Fundo de funcionamento alocado ao IFP de Marrere fosse desembolsado em 100%. Ainda tendo em conta que a realização das actividades de formação em Exercício exige deslocações de e para os distritos, sugere-se a alocação de um meio de transporte ao NUFORPE. O reforço de bibliografia de obras ligadas a disciplina de Pedagogia e Psicologia, Educação Moral e Cívica, Organização e Gestão Escolar, Didáctica Geral e de História e Geografia, e o equipamento informático. IFP de Marrere, aos 13 dias de Janeiro de 2011.
                                                                        O Director
                                                     ______________________________
                                                            (Belmiro Siqueleto Nhampossa)
                                                                   “Instr. e Técn. Ped. N1”

Sem comentários: